14.10.10

da praça, de hoje

...a praça Dom Orione têm sido nosso local de trabalho insistente. as vezes as crianças querem outro percurso, outro lugar, mas eu insisto na praça ( e essa opção tem um propósito). algumas transformações no espaço foram acontecendo nesses meses: inicialmente muito mais "dormentes" na praça (homens dormindo no coreto ou em baixo do escorregador de madeira). Mais lixo no chão. Nenhuma criança. Eis que começa a trabalhar no local a Ildes (nossa jardineira querida). Varre, conversa, observa, varre de novo. Hoje a praça estava densa, um ar assim, meio parado. O coreto vazio, adolescentes fumando no parquinho de madeira, senhor barbudo jogando pão aos pombos. Ildes varrendo, 4 meninas e eu escrevendo a partir do caminhar e perceber o espaço hoje. Um casal de motoqueiros sentados atrás de nós ficam um tempo e se vão. Um homem cruza a diagonal da praça com andar rápido em nossa direção, sustentando o olhar fixo e sem sorriso em mim. Um outro homem, sentado, alimenta os pombos e nos observa. Joyce, Dalila, Serena e Isabeli escrevem na praça e sobre a praça. Confeccionam pequenos livros. Quando faltam palavras, imagens, correm pelo espaço a procurar.... Meu estado hoje foi de alerta. A praça me pareceu densa demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário